sábado, 11 de abril de 2009

Páscoa: de onde surgiu essa comemoração?


Neste domingo, em várias partes do mundo, pessoas de crenças e regiões diferentes comemoram a Páscoa.

A origem desta comemoração e desta palavra são controversas, contudo, sabemos que é bem antiga. Os gregos a chamavam de Paska (Πάσχα), os romanos de Pascae, já os hebreus, bem antes, chamavam Pessach (פסח que significa passagem). Cada povo soube dar a esta celebração um significado particular e, não raras vezes, religioso.

Para os judeus, a primeira Pessach teria acontecido há muito tempo, quando os hebreus fugiram do Egito, onde eram escravos, guiados por Moisés, atravessando o Mar Vermelho em busca de sua liberdade. A Bíblia judaica institui a celebração da Páscoa em Êxodo 12, 14:

"Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua."


Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (מַצָּה, pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Alguns historiadores, acreditam que a Páscoa seria comemorada, também, pelos pagãos europeus, há milhares de anos, para simbolizar a passagem do inverno para a primavera que trazia novas chances de sobrevivência após o rigoroso inverno que castigava a Europa dificultando a produção de alimentos. Segundo a crença Wicca, a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua nova depois de Ostara (21 e 22 de março).

 
"Ostara" (1901) por Johannes Gehrts. Eostre ou Ostara é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados.


A Páscoa cristã tem origem na festa judaica, mas possui um significado diferente. No Cristianismo a Páscoa celebra a ressureição de Cristo (sua passagem pela morte) após a sua crucificação na Sexta-Feira Santa, algo que teria ocorrido por volta de 30 a 33 d.C. A semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

No ano de 325, durante o Concílio de Nicéia houve a primeira tentativa de se estabelecer uma data que desse fim às contendas com respeito ao dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século XVI – com a adoção do calendário gregoriano – as dificuldades de se precisar a data da Páscoa foram amenizadas.



De acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas a data ficou estipulada no primeiro domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera no hemisfério norte, entre os dias 21 de março e 25 de abril. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Nenhum comentário: