sábado, 28 de fevereiro de 2009

A História das Coisas



Conclusões alcançadas a partir de uma questão...
"?"


Observem que importantes informações podem ser coletadas através da investigação. Se você tem alguma dúvida, um questionamento por que não ir atrás de explicações, de respostas? Ir ao passado e voltar para compreender o presente?

A História é quase que um "leva e traz", porque ao mesmo tempo que algumas cosias mudam outras permanecem ou herdam cacarterísticas do que já foi.

Navegando mais uma vez na internet, encontrei este vídeo que ilustra muito bem, na minha opinião, o comportamento de um historiador que é, em princípio, um curioso. Que busca as origens, causas, sequências sobre aquilo que ele se propôs a saber. O vídeo é bem dinâmico e interessante, tendo aproximadamente 20 minutos. Vale muito a pena dar uma olhada.

----------------------------------------------
Annie Leonard é uma especialista internacional em sustentabilidade ambiental e temas de saúde, com mais de 20 anos de experiência investigando fábricas e depósitos em todo o mundo.
Ela já viajou para mais de 30 países, incluindo o Haiti, Bangladesh, Índia, Filipinas, Paquistão e África do Sul, em seu trabalho de investigação e de promover medidas anti-poluição internacionais. Em seu documentário "The Story of Stuff" (A História das Coisas) explora a economia global dos materiais e seu impacto sobre a economia, ambiente e saúde.
Ficou curioso(a)? Acesse: http://www.storyofstuff.com/


Para muitos, a História é uma ciência que estuda as ações e comportamentos humanos no decorrer do tempo e espaço. Conhecer a História, nos apropriarmos dela, serve para que pela experiência possamos tomar as nossas decisões com mais sabedoria e, talvez, modificar determinados hábitos ou posturas em prol de uma outra realidade. É analisar criticamente não apenas o passado, mas a começar de sua própria realidade, o tempo presente.

A História não é uma verdade absoluta, portanto, não pode nem deve ser decorada, absorvida sem nenhuma precaução ou cuidado. Ela é a análise e o seu discurso é uma visão crítica e subjetiva dos acontecimentos. Por isso, é preciso que mais que nos informarmos sobre os fatos, é preciso que a gente busque averiguar a veracidade das informações e observar as faces dessas "verdades" com as quais nos deparamos para que, por fim, cheguemos a uma conclusão própria sobre os acontecimentos.

A História também não tem limites, nunca foi ou estará pronta e acabada. Quando mais sabemos, mais queremos saber e sempre que encontramos respostas, nos deparamos com cada vez mais perguntas. O conhecimento é, portanto, uma busca contínua do entendimento das coisas. Felizmente, a humanidade e, por isso, nós mesmos deixamos vestígios, pistas que servem de instrumento para reconstrução desse quebra-cabeça infinito.


Nenhum comentário: